quinta-feira, 14 de setembro de 2017

CANCRO DA MAMA - RAPARIGA DO BRINCO DE PÉROLA E EU...




Durante todo este tempo me senti a rapariga dos brincos. Os meus brincos de pérolas estiveram sempre nas minhas orelhas. Não os levei no dia do meu casamento, porque dizem que brincos de pérola em dia de casamento dão azar. Mas, agora, estou a usá-los durante todo este período como um amuleto. Foi o meu pai quem mos deu há tantos anos que não faço contas. Chegou a altura de me darem sorte.


Os turbantes que usei por casa, eram azuis como o da "Rapariga do Brinco de Pérola" de Vermeer. Quadro que tentei reproduzir sob orientação da minha professora de pintura e que é a única coisa material (das muitas que têm significado para mim) que faço questão de ter junto a mim até o dia do juízo final.


No fundo, quis o destino que aquele fosse em parte o retrato da sua autora o quadro da "Minha Menina" em que a única coisa que fiz sem ajuda da minha mestra foi a parte do turbante feito a espátula e o toque de brilho no brinco de pérola. Sim, durante todo este tempo em que estive sem cabelo o quadro era um reflexo de mim e eu o espelho dele.


Agora, os cabelos vão crescendo e aos poucos irei libertar-me de uma imagem que foi a minha a da "rapariga dos brincos de pérolas", para passar de novo  a ser a Malay que utiliza os brincos de pérolas em dia de festa, ou em ocasiões especiais que podem ser qualquer dia em que festejo isso mesmo __ a VIDA!...








Sem comentários:

Enviar um comentário