segunda-feira, 25 de setembro de 2017

CANCRO DA MAMA - "DIA D" / O TEMPO E A VIDA







6,44. Desperto do meu sono.

Dia D - Desembarque dos aliados na Normandia




Hoje, é o "dia D" para mim, não o do desembarque dos aliados na Normandia mas o da minha saída da série de exames e tratamentos na Fundação Chapalimaud a que estive sujeita. Estou do lado de cá. Esta guerra parece estar ganha... O alívio é grande. Terei de voltar, sim. mas para exames de controlo e mais tarde de rotina.

Ao longo de 15 sessões, tivemos que nos dirigir diariamente para o Centro da Fundação _ com descanso aos Sábados e Domingos. Os tratamentos de Radioterapia não são dolorosos. Mas, à medida que o tempo passa, as radiações a que a mama é sujeita, vão deixando marca: a mama intumescida, vermelha e quente; hipersensibilidade na mama e no mamilo e "picadas/guinadas" na mama e cicatriz. Tudo efeitos secundários que poderão prevalecer ou surgir durante 4 a 8 semanas após o final do tratamento. Pois é... É a despedida deste percurso e o preço a pagar pelo último dos tratamentos feitos.

São-nos dadas em pormenor indicações para os cuidados a ter daqui para a frente durante pelo menos um mês após a Radioterapia. O que inclui manter-se SEMPRE a hidratação da pele diariamente bem como a sua protecção quando necessária. A vigilância deve continuar...

E um ano está quase a passar desde que tudo começou em Outº / Novº do ano passado!...

Há casos piores e outros mais simples. Este foi o que me calhou. Mas passou sem grandes percalços... e mais "rápido" do que podia supor. Contei minutos e horas, semanas e meses. Agora, contarei apenas dias, meses e anos, se tudo correr bem... 

E, hoje, não deixa de ser o meu "dia D", o da minha saída de um percurso de tratamentos para uma fase de controlo e vigilância... Como se costuma dizer: "Assim Deus queira". E vai querer com certeza!...




(Imagem retirada da NET)








Sem comentários:

Enviar um comentário